5 coisas que amo e odeio sobre NY!

ago 12, 2015
Por: Fernanda Guimarães

2015 tem sido um ano de rotina totalmente atípica para mim… Vim estudar em NY em março, passei um mês e meio… Voltei para o Brasil por 2 meses e em junho já estava de volta a Nova York, a cidade dos meus sonhos! Vim fazer cursos de verão na FIT (vou fazer um post contando tudo sobre os cursos) e morar por mais 2 meses e meio!

Já conhecia NY antes, mas sempre de férias, por no máximo 8 dias… Mas a rotina por aqui, o dia-a-dia é bem diferente e você começa a notar muita e se acostumar (ou se assustar!) com bastante coisa na cidade.

Tenho recebido várias perguntas sobre como é morar aqui e inúmeras dúvidas sobre a cidade, por isso decidi fazer esse post para introduzir um pouco o assunto. Como forma de curiosidade mesmo, listei 5 pontos positivos e 5 negativos, na minha opinião! Cada um tem um ponto de vista, talvez o que eu não goste, outros adorem… Mas no geral são características marcantes da cidade!

NY é uma cidade maluca, viva, cosmopolita, respira liberdade, cultura, diversidade… É doida, mas todo mundo ama! Haha! Passar um tempo aqui te faz abrir a cabeça, enxergar o mundo com outros olhos, respeitar o diferente, aprender que cada um tem seu espaço, que ninguém é melhor que ninguém!!

Um pequeno resumo das minhas percepções…

PONTOS POSITIVOS QUE AMO…

- A facilidade de mobilidade, poder andar para todos os lados, a linha de metrô que corta a cidade inteira e como é fácil ir de um lugar para outro. O transporte público em NY é muito eficiente. Ando d metrô, ônibus e andar a pé é maravilhoso também. E para quem prefere táxi sempre passam inúmeros na rua, muito tranquilo.

- É a cidade onde você encontra TUDO. Se você pensar em uma marca, tipo de comida, música que não tem em NY… Certamente é difícil encontrar em outro lugar do mundo (estou exagerando, rs, mas realmente tudo o que você quiser tem nesse cidade, só procurar direito)!

- Mil eventos sempre acontecem ao mesmo tempo, todos os dias! Você nunca fica entediado em NYC e nada nunca é a mesma coisa. Todo dia acontece algum evento cultural diferente, você pode morar a vida toda aqui e ainda não vai conseguir conhecer tudo!

- Cada região parece uma cidade diferente. Gosto de falar que New York é uma cidade com várias cidadezinhas dentro, rs, pois cada região/bairro é completamente diferente da outra, até as pessoas são super diferentes. Se for na região de Midtown é uma loucura com tantos turistas, se subir um pouco para Upper East Side ai ver tudo calmo, muitas famílias… Se estiver nas ruazinhas de West Village parece um interior, é um sonho! Sem contar que amo os parques (Central Park, Bryant Park, Union Square… Sempre tem um cantinho para relaxar)!

- É uma cidade muito cultural! Me revolto com quem fala que NY é “só compras” ou que “só como fast food quando vou”! São infinitas opções de restaurantes, com as mais diversas culinárias (dos mais baratos aos mais caros), sem contar os supermercados e restaurantes mega saudáveis, opções orgânicas, sem glúten, vegetarianas… São diversos museus e exposições de arte e para mim só de nadar na rua você já adquire muita cultura, pois a cada esquina ouve uma língua diferente, encontra os mais diversos tipos de pessoas com crenças, roupas, estilos de vida totalmente diferente dos seus… Acho isso DEMAIS!

O LADO RUIM…

- Os preços caríssimos de aluguel e hotéis! Creio que esse seja o maior problema para quem quer vir para cá, principalmente para morar, estudar e passar um tempo maior. Os preços de aluguel aqui são realmente um loucura, até quem é americano e mora aqui a anos reclama, divide apartamento com pelo menos uma pessoa (ou mais)! Aqui é bem comum o aluguel de quartos (sem ser o apartamento todo) e mesmo assim os valores são hiper salgados.

- O barulho e caos sempre. Nem posso reclamar pois amo isso, rs, mas é incrível a quantidade de sirenes que se ouve durante o dia. Ambulância, carro de polícia, bombeiros… É o que mais se vê por aqui, sem contar o pessoal buzinando no trânsito!

- Acho muito triste ver a quantidade de moradores de rua e pessoas pedindo dinheiro aqui na cidade. Você sempre vê mendigos dormindo na calçada, pedindo dinheiro no metrô… Muitos realmente passando necessidade, desempregados, outros por drogas e até por malandragem (finge que são “homeless” – moradores de rua – mas na verdade não são). Sempre fico com o coração partido e dá vontade de sair ajudando todos.

- O clima maluco! Nunca vi uma cidade com as 4 estações tão definidas, o que por um lado é ótimo. Nunca tinha fica em NY no verão e me impressionei com o quanto fica quente e úmido, as vezes parece uma sauna, rs. Por outro lado no inverno é muuuito frio! São extremos!

- Fico impressionada com a quantidade de lixo que a cidade produz. Sei que são muitos habitantes para pouco espaço, mas mesmo assim ainda fico boba de ver montanhas de sacos plásticos na porta das casas. Quem não é acostumado as vezes reclama dos mal cheiros na cidade (isso varia muito de cada lugar!) e da quantidade de lixo mesmo… Não jogado nas calçadas poluindo as ruas, mas a quantidade de sacos enormes. Ah, sem contar a poluição do ar que vejo toda a diferença na minha pele, venho pra cá e tenho cuidado redobrado com a limpeza do rosto, principalmente porque ando muito a pé… Mesmo quando não passo nada de maquiagem, chego no final do dia e limpo o rosto com adstringente e o algodão fica preto, rs!

Espero que tenham gostado dessa pequena introdução! Já já vem mais post sobre NY!!!

Beijos,
Fernanda Guimarães.

aaaaaaaaaaaaa
12



4 Comentários

  • Bom dia! Excelente post, muito esclarecedor .Gostaria de saber em média, quantos dólares vou precisar para custear 2 meses de estudo por aí? Obrigada!

    • Que bom que gostou! Muito obrigada!!
      Ah essa questão de gastos é muito relativa, sabe?! Depende do curso que for fazer, da área do curso, quantas aulas, de onde vai morar…
      Beijos!!

  • AMO o seu instagram e snap!! Adoro tudo que você posta sobre NY, concordo com absolutamente TUDO!! O lixo, as sirenes, sobre respeitar o diferente…
    Acabei de voltar de lá, fui com mais 5 amigas e quero muito voltar… Seus posts são excelentes :)

    • Oi Jordana!! Muito obrigada!! Que bom que gostou!! Beijosss

Deixe seu Comentário

 

Arquivos