Petiscos leves por Sara C. C. Vaz

dez 6, 2011
Por: Fernanda Guimarães

Hoje é dia das ”Dicas de Nutrição”, da nossa querida nutricionista Sara Vaz! Acho que ela leu nossos pensamentos, afinal de contas, nada mais ameaçador para a dieta do que as festinhas de fim de ano, não é?!

Ela deu 4 receitinhas simples e deliciosas para incluirmos no menu das confraternizações! Olha só…


”Final de ano chegando, amigos secretos, confraternizações, viagens… Tudo te afastando do seu objetivo principal: estar com tudo em cima para o verão. Nesses lanchinhos sempre tem algumas (ou todas) comidinhas que te fazem perder ou desviar do foco né?! Eu entendo que é complicado manter a determinação e a disciplina nessas horas, ás vezes as opções são poucas, a pessoa que organizou não gosta muito de comidas mais saudáveis ou simplesmente a gente se liberta da dieta e “enfia o pé na jaca”, mas no dia seguinte vem a culpa…. Por isso o post de hoje é dedicado a você que passa por isso todos os anos, que tal aprender a fazer eventinho mais saudável sem tirar o prazer e as gostosuras destes momentos??

Resolvi dar algumas opções de pratos fáceis, gostosos e saudáveis para fazer nos eventos de final de ano, para dar aquela ajudinha na determinação de vocês! Gente são pratos bem fáceis e de diferentes preços! Acho que o diferencial é uma mesa bem posta, a apresentação das entradas e claro a alegria dos convidados! Bom, vamos lá?!
O segredo para o prato ficar mais saudável e saboroso é abusar das ervas e dos temperos naturais, para tornar aquele prato apetitoso até para pessoas que não gostam muito de uma linha natural…

Bruschetta de tomate com queijo

Torrada de pão italiano ou francês (o pão francês tem que ser amanhecido);
Tomatinhos cereja (ou qualquer tomate que preferir);
Azeite (faço uma misturinha bem legal de azeites que nos proporciona ômegas 6, 9 e 7, que são azeite de macadâmia, gergelim e oliva);
Sal a gosto;
Orégano;
Manjericão;
Lascas de queijo parmesão

Corte os tomatinhos cereja em pedaços bem pequenininhos, coloque os azeites, sal, orégano e manjericão e misture bem, depois coloque na torrada, salpique o parmesão em cima de tudo e coloque no forno só para o queijo derreter.
1 bruschetta tem em média 90Kcal, gorduras poliinsaturadas, é rico em ômega 6,7 e 9!

Saladinha individual

Alface,
Rúcula;
Tomate;
Queijo minas;
Cenoura;
Alecrim;
Amêndoas;

O mais legal dessa saladinha é servir em porções individuais e colocar em uma taça bem bonita e enfeitar muito o prato para os convidados “comerem com os olhos”!

Molho para salada:

½ xícara de azeite (pode ser com misturinha ou não);
1 xícara de Vinagre de maçã ou de vinho;
Sal a gosto;
1 xícara de Mostarda djon;
½ limão;
Adoçante;

Misture tudo e bata no liquidificador e pronto! Ele pode servir para a salada e para o carpaccio!

Carpaccio de robalo, lagarto ou salmão

O carpaccio é uma boa opção de um prato mais sofisticado e leve, mesmo o de salmão que é o que mais tem gordura dos três pode ser uma boa opção, pois as fatias são muito fininhas! Existem lugares aqui em Goiânia que vendem o carpaccio pronto, eu já vi em empórios, mas se você quiser cortar melhor ainda!!

Carpaccio de robalo, lagarto ou salmão
Rúcula e manjericão roxo;
Queijo parmesão em lascas;
Molho (pode ser o de cima)

Coloque o carpaccio já no prato onde será servido esconda ele com uma camada generosa de rúcula e/ou manjericão roxo e depois salpique o queijo parmesão, se quiser coloque o molho em cima ou pode colocar do lado em uma molheira para a pessoa temperar do jeito que quiser!

Fondue de mel com queijo parmesão

Uma boa opção pra quem gosta de misturar o doce com o sal é colocar algumas frutas como cereja, uva e morango para fazer como se fosse um fondue em mel com queijo parmesão, fica muito bom!!

É isso meninas, queria saber de vocês o que fazem para os lanchinhos ficarem um pouco mais saudáveis??
Espero que tenham gostado e bom apetite!! Beijos”

Eu ameii esse post! Assim que testar as receitas mostro por aqui!!

Sara Costa Campos Vaz – Nutricionista
saraccv@gmail.com
(62) 3252-6200 e (62) 8462-6001

Beijos,
Fernanda Guimarães.

aaaaaaaaaaaaa



16 Comentários

  • Delícia florzinha, farei em breve!!!!
    Meninas parabéns pelo blog, ótimo!!
    beijos

    • Muito obrigaada Carol! Que bom que gostou!! Beijos!

  • Amooo carpaccio! Otimo ver a receita aqui!
    Parabens pelo blog sempreee

    • Que bom saber que gostou!! Beijos Aline!

  • MUITO BOM!!COMEMORAR ASSIM E AINDA CUIDAR DO CORPINHO……….PARA QUE MAIS!!

    • Verdade Tia Renata!! A Sara sempre dá ótimas dicas!!
      Beeijos!

  • Top esse post! Amei

    • Oba!! Thanks Lila!

  • Ai que delicia, AMEI!!
    bjs!!
    http://www.miamibygs.com

    • Yayyy, que bomm! beijão

  • Amei as receitinhas!! Me deu água na boca!! :P

    Beijos, Paola
    http://universodapaola.wordpress.com/

    • Ahhh, que ótimo que gostou! A Sara arrsada!!! Beijos Paola!

  • Muito bom! Vou fazer em casa!! Beijos

    • Também já estou doida para testar!! Beijos Karla!

  • Adorei esse post.. As dicas da Sara são sempre ótimas!!

    • Verdade Tana!! Beijoss

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