Dicas de Nutrição, por Sara C. C. Vaz

out 26, 2011
Por: Fernanda Guimarães

Hoje é dia das ótimas dicas da nossa nutricionista Sara Vaz! Adoro essa tag aqui no blog!! Afinal, essa dicas são sempre valiosas e bem vindas! Sem contar que foge um pouquinho do que falamos normalmente!!

Amei o assunto de hoje, super interessante! Espero que também gostem…


Alimentos funcionais

O assunto de hoje é um pouquinho do que lido no consultório que são os Alimentos Funcionais. Existem muitas dúvidas sobre eles, como agem no organismo e como colocá-los na nossa rotina.
Alimentos funcionais basicamente são alimentos capazes de apresentar propriedades benéficas, além de manter suas funções nutricionais básicas.
Em minha opinião, todo ALIMENTO é funcional, cada um tem a sua propriedade e a sua matéria prima necessária para o funcionamento adequado do corpo.
Vamos ao que interessa, decidi fazer um top 5 para conhecermos cada alimento:
Em 5º lugar está o CHOCOLATE, sim ele mesmo, quem diria, não é que o danadinho faz bem pra saúde! O chocolate contém altos níveis de flavonóides que é um potente antioxidante presente no cacau. O chocolate também contém triptofano que é um aminoácido que, dentre outras funções, é ativadora da serotonina, o hormônio do prazer (isso explica a alegria que sentimos ao comê-lo!), mas como nem tudo são flores isso tudo que eu falei vale para o chocolate com maior porcentagem de cacau, mais conhecido como amargo! Lembrando que quanto mais ao leite ele for menos dessas propriedades ele terá, e o chocolate branco não tem nenhuma dessas propriedades já que não tem cacau na sua formulação!

Em 4º lugar temos o CHÁ VERDE, ele possui compostos polifenóicos antioxidantes, e como contém cafeína é um termogênico que auxilia na queima de gordura. O chá pode ser mantido até 24 horas na geladeira sem perder suas propriedades, mas quem tem pressão alta é bom evitar o consumo.

O 3º lugar fica com a QUINOA, que é uma semente que aparece mais na Bolívia e no Peru, mas aqui no Brasil já é bastante conhecida. Ela é considerada um alimento completo formado por 10 aminoácidos essenciais, rico em ômega- 3 e 6, ela auxilia no controle do colesterol alto e é um excelente substituto para os vegetarianos, já que é rica em aminoácidos. É bastante usada em saldadas, e usada com um mix de cereais no café da manhã!

A LINHAÇA fica com o 2º lugar, é bastante conhecida e dispensa apresentações, é rica em ômega 3, 6 e 9. Possui fibras solúveis e insolúveis auxiliando no bom funcionamento do intestino e reduzindo os níveis de colesterol ruim. Para melhor aproveitamento da semente ela deve ser colocada um tempo de molho e depois batida, pode ser usada em forma de óleo usado para temperar saladas.

E o 1º lugar deixei para BIOMASSA DE BANANA VERDE, que não é um alimento in natura como os outros, mas é uma preparação feita com qualquer tipo de banana verde que tem propriedades maravilhosas, é rica em vitaminas e minerais, fibras dietéticas prevenindo diarréia e obstipação (pois altera a microbiota intestinal, estimulando o crescimento de bactérias boas para o intestino), além de auxiliar no controle do colesterol sérico.
Para quem estiver a fim de experimentar fica a receita:
1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
8. Processe até obter uma pasta bem espessa;
9. Coloque em uma forma de gelo e congele, use como gelo nos sucos e preparações geladas
A biomassa não tem gosto nem cheiro!

O mais importante é fazer um rodízio de todos os alimentos e não torná-los repetitivos na dieta! Dá pra fazer muita coisa com eles, usando a criatividade!! E não tem nada melhor que comer algo gostoso e saudável, né?!

Beijos e até a próxima!

Sara Costa Campos Vaz – Nutricionista

saraccv@gmail.com
(62) 3252-6200 e (62) 8462-6001

Bacana né!? Gostaram do post??

Obrigada Sara, pelas excelentes dicas sempre!!

Beijos,
Fernanda Guimarães.

aaaaaaaaaaaaa



17 Comentários

  • Minha nutricionista é d+++ gente!!! Sempre arrasa nas dicas! Parabéns amiga!!! Adorei!!!!!
    Beijinhos

  • amei o post! sempre tento seguir a dicas!!

    • Eeee, que bom Ju!!!
      Beijão!

  • Demais o post.. dicass ultra bem vinda, hehe, amei

    • Mega bem vindas meeesmo essas dicas! Adoro!!
      Beijos Aline!

  • Amei esse post!
    Dicas realmente valiosas!! Bj bj

    • Que bom que gostou Larissa!!

  • Gente…fiz a de banana-verde é muitooo bom!!!
    Adorei… e as dicas?…são tudo de Bom!!!
    e o chocolate …é claro não pode faltar…amargo …né???
    bjosss…Ivana

    • Ótimas não são!?!
      Você que é fã de chocolate, vai amarrrr!! rss
      Beijoss

  • as dicas dela são sempre ótimas! adoro!!!

    • Tambám amamoss Alice!!
      Beijinhos!

  • Amei as dicas. Já faço uso de alguns alimentos, mas vou experimentar a banana. Beijinhos. Até a proxima.

    • Obrigadaa Maria Ines, bom saber disso!!
      beijão

  • Adorei as dicas..
    Vou experimentar a da banana!!

    Beijos,
    Tana.

    • Essa da banana parece o máximo né Tana!?
      Que bom que gostou!!
      Beijos!!!

  • Arrasou nas dicas, amigaaaa!!! Você é mara!!! Sempre mostrando que entende e muito da sua profissão… fico orgulhosa… com certeza aplicarei as dicas no meu dia-a-dia!!!!
    LIBEROU GERAL CHOCOLATE??? haiuhaiuha to brincando, eu sei que eh so uma mordidinha!!! Beijinhos amiga… sucesso sempre!!!

    • Nicolle, a Sara está arrasando nos posts nee?
      Bom saber que gostou!!
      Beeijos!

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